As três setas

ka003265

Um dos símbolos mais reproduzidos pelos antifascistas são as três setas. De origem alemã, as três setas representam originalmente as três lutas do Partido Social Democrata Alemão (Sozialdemokratische Partei Deutschland), que se recusava a apoiar a monarquia, o nazismo ou o comunismo.

O símbolo surgiu no cartaz acima, criado em 1932, que traz a inscrição Gegen Papen, Hilter, Thälmann: Contra Papen (chanceler de esquerda que governou a então República de Weimar em 1932 e lutou contra os nazistas, mas se aliou a eles assim que Hitler tomou o poder) Hitler (com o bigodinho mais mal feito da história da humanidade) e Thälmann, (líder do partido comunista da época).

Nas Antifa´s, o símbolo é resignificado, variando de acordo com as lutas locais. Em Curitiba, as três setas siginificam: Contra a Homofobia, o Machismo e o Neonazismo

Anúncios

9 Respostas to “As três setas”

  1. Pro Antifa Says:

    otima explicação, só não sabia o lance da monarquia…. valeu pelo historico!

    abraços

  2. Cascão Says:

    Acredito que tá faltando embasamento histórico nessa parada, com todo respeito.
    Sugiro que ao falarem do comunismo alemão leia sobre e a própria Rosa Luxemburgo, quem se aliou ai não foi o Partido Comunista alemão, pois esses eram os spartarquistas, a esquerda do partido Social Democrata, que após ver as atitudes entreguista, pelegas e anti-revolucionárias do partido social democrata alemão racha com os caras e monta o PC alemão, que por sinal era bem diferente de outros PCs.
    Sugiro uma leiturinha breve: http://www.expressaopopular.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=177

    Abraços e boas Lutas.

  3. Zine *SpunkArrota# Says:

    Nem pensem em propagar como “Anti-Propaganda” o simbolos fascistas que se disfarçam de Anti-fascistas como os R.A.S.H. que usaram e usam sempre as “Três Setas” que só tem como objetivo local em defender o que chamam de “Cultura SkinHead”estes que querem fundar na grandes capitais, cultura estas que se misturam com os Trad’s, e trad’s que se misturam a todo o resto de carecas de cristo, Bonnhead’s, Black Metal Nacional Socialistas e corentes nacionalistas deles, alem de WP’s também.
    Esta ” Cultura de Resgate Skin” como els dizem apenas defendem o uso de seu visual e a d@s Mod’s não fazendo uma luta de enfrentamento real Antifascista. O visual Skin seja qual seja o argumento nunca será socialista de acordo com suas doutrinas de cultura do corpo(Narcisismo desenfreado e moralismo aos costumes e forma de pensamento).
    Suas Posturas são de Orientação Militarista e os Rashs que defendem a corrente mais marxistas defendem o nacionalismo vermelho, tão repugnante quanto ao assumidamente estupido da extrema direita.
    PS: Espero que tod@s possamos evoluir um pouco mais na segurança das informações que reproduzimos, propagar um simbolo Anti-Nazi é uma forma de propaganda aos que não se enquadram ou não vão com a nossa cara mesmo, tipo…”não gostei do cheiro daquele anark@…logo sou Anti-Anark@! Ou Aquele cara come Carne e é burro, logo hitler tinha razão!(Hitler era vegetariano e cult, Arts plásticas e tudo… por incrível que pareceça… ou não tão incrível assim, grande merda é dar uma pinceladas e não comer carne por não ter como comer……..) rsrsrs…rsrsrs)
    Incrível? Sim! Concordo!
    Mas eu já ouví isso com as orelhas que um dia há de enterrar…

    Ogro
    Anti-Antídoto

  4. Hram Says:

    Essa do comunismo foi ótima…Já foi tempo que social-democracia tinha força. Só olhar o PT de hoje e ver que a saída é o Socialismo.
    Viva Marx!
    Viva o povo!

  5. Djogo Castro Says:

    Nao entendi o Anti-Comunismo .. Anarquistas e Comunistas deveriam estar na linha de frente da revolução .. braços dados.. pois é Depois da revolução que seria a hora de discutir os novos conceitos.. Ambos querem o Fim do Estado..

    Diria que sou Anarquista de coração e comunista pela razão.. pois acho que a ditadura do proletariado é a arma principal… mas que o Anarquismo é a força da revolução..

    • Djogo Castro Says:

      PT é reformista.. nenhum partido da esquerda revolucionária esta com o PT.. só pra lembrar.. O inimigo é o mesmo .. o objetivo é aniquilar o estado burgues..

    • Ricardo Guedes da Luz Says:

      Não sou especialista mas ate onde sei os anarquistas são contra o sistema, morarquia, comunismo, ou capitalismo ou seja anarquismo é um sistema utopico sao confundidos com comunistas pq a maioria dos governos q derrubaram eram contra o comunismo e depois se instalou

  6. Maurício Says:

    Lembrando que foi exatamente a política de não unidade entre socialistas (social-democratas) e comunistas que levou Hitler ao poder em 1932…

  7. Guilherme Says:

    O comunismo é um regime totalitário, em sua origem a luta antifascista era contra todos os regimes que abraçam o totalitarismo. O resto é distorção da história com viés ideológico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: